Thursday, December 25, 2008

Resumo do ano - 2008

2008 foi um ano de mudanças pra mim, em todos os sentidos... mudei casa, de país, de trabalho... tive ferias looongas, viajei, conheci pessoas novas, fiz amigos novos, tive decepçoes com os novos amigos, ganhei muitos presentes, fiz muitas compras, completei meus 25 anos... e um detalhe muito importante... li muuuuuitos livros, num total de 25 !!

Segundo pesquisas feitas em 2008, os brasileiros leem em media 4,7 livros/ano, desses "leitores" 3,4 leem porque sao obrigados pelos professores e/ou escolas. Apenas 1,3 fazem a ESCOLHA de ler... UMA VERGONHA!

Bom saber que estou bem acima da media, apesar da tristeza de saber que cada dia menos pais influenciam os filhos a uma boa leitura. Meus pais sempre tiveram livros em casa, os classicos da Literatura Brasileira estavam la nas nossas estantes mas minha mae nao os lia muito mas de vez enquando via meu pai lendo seus Codigos de Direito.

Minha paixao por livros nao foi por grande influencia dos meus pais, infelizmente, mas sim por bons e apaixonados professores de Literatura que encontrei nos cursinhos e principalmente na Universidade como Prof. Maria Regina Marinho, M.Sc.

Sempre gostei de ler mas antes tinha "meus momentos". Acordava e dizia, quero ler um livro e esse momento durava alguns meses, depois passava outros tantos meses sem ler muita coisa. Hoje nao consigo passar mais de 2 semanas sem ler um livro e graças a Deus tenho muito mais acesso a boas obras. Pelo menos aqui nos Estados Unidos as livrarias ou editoras dao uma forcinha a nos leitores publicando os paperback, que sao bem baratinhos e nisso da pra comprar varios e varios livros por aqui pelo preço de 1 livro que se vende no Brasil.

Bom, voltando ao assunto LIVROS LIDOS, esse post eh apenas pra deixar registrado as obras que li em 2008, 25 no total... nao comentei sobre todos eles infelizmente + tentarei em 2009 porque alguns deles precisam ser comentados e resumidos (sao maravilhosos), outros nem tanto e portanto, deixarei passar... hehehe

Desejo Feliz Natal e muitas surpresas em 2009, surpresas boas, claro!

01. The boy in the striped pajamas (John Boyle)
02. The many lives and secret sorrows of Josephine B. (Sandra Gulland)
03. Emma (Jane Austen)
04. A ship made of paper (Scott Spencer)
05. The scarlet pimpernel (Baroness Orczy)
06. Girl in Hyacinth blue (Susan Vreeland)
07. Lord of the flies (William Golding)
08. Cartas Persas II (Montesquieu)
09. A hora da estrela (Clarice Lispector)
10. O profeta (Gibran Khalil Gibran)
11. O monge e o executivo (James C. Hunter)
12. The Awakening (Kate Chopin)
13. To kill a mockingbird (Harper Lee)
14. The waste land (T.S. Eliot)
15. Anna Karenina (Leo Tolstoy)
16. The five love languages (Gary Chapman)
17. The importance of being Earnest (Oscar Wilde)
18. An ideal husband (Oscar Wilde)
19. Salome (Oscar Wilde)
20. Lady Windermere's Fan (Oscar Wilde)
21. Memoria de minhas putas tristes (Gabriel Garcia Marquez)
22. The picture of Dorian Gray (Oscar Wilde)
23. The unbearable lightness of being (Milan Kundera)
24. The catcher in the rye (J. D. Salinger)
25. Travessuras da menina ma (Mario Vargas Llosa)

2 comments:

lola aronovich said...

Puxa, quanto livro bom vc leu este ano! Ótimo. Como as bibliotecas nos EUA são muito bem equipadas, e há muitas, parece mais fácil ler aí que aqui. Mesmo assim, acho que os brasileiros deveriam aproveitar mais suas bibliotecas, né? Desejo a vc um 2009 cheio de livros!

Juliana said...

Seu blog esta muito bom, bem nao conheço os livros que voce leu ate porque devem ser em ingles. Os que sao em portugues ja li sim e realmente sao bons.

Bjs...