Tuesday, October 7, 2008

Cartas Persas II - Montesquieu


Outro dia lendo o blog The novel world li um post sobre Voce ja comecou a ler um livro e percebeu que era o segundo livro de uma serie??
Ateh entao isso nunca tinha acontecido comigo, ateh meu pai me mandar uns livros de presente e entre eles Cartas Persas que soh depois que comecei a ler percebi que era a SEGUNDA parte de uma serie...

Vou logo adiantando aos que nao gostam de historia ou politica nem precisa começar a ler...

Cartas Persas sao cartas de viajantes ilustres da Persia do sec. XVIII, que, tendo que fugir de seu pais por questoes politicas (??) trocam cartas de varias partes do mundo sobre seus pontos de vista em relaçao a sociedade do pais que no momento se encontram.

Os assuntos variam de MODA



"Acho surpreendentes os caprichos da moda entre os franceses. Esqueceram
como estavam vestidos no ultimo verao e ignoram ainda mais como estarao neste
inverno"



a RELIGIAO




"Admito que a
historia esta repleta de guerras de religiao. Mas eh preciso prestar bem atençao. Nao foi a multiplicidade de religioes que produziu essas guerras, foi o
espirito de intolerancia que animava aquela que se julgava
dominante",

de CRITICA


"O grande erro que incorre aos
jornalistas eh que soh falam de livros novos, como se a verdade nunca fosse
nova. Parece-me que, ateh que alguem tenha lidos todos os livros antigos, nao
tem nenhum motivo para dar preferencia aos novos."


a RELACIONAMENTOS AMOROSOS. Satiras extremamente inteligentes que te fazem aprender sobre o periodo historico e amplia teu background em conhecimentos gerais.


Se começarem a ler das primeiras cartas vai ser otimo, infelizmente nao posso comentar sobre as primeiras 78 cartas porque meu pai ainda nao fez o favor de me mandar, mas o livro II eh muito bom.

No comments: