Wednesday, May 26, 2010

Volunteering

Descobri uma coisa que faz tão bem para alma quanto livros...
Trabalho voluntário!

MVLA Adult Education Center é um centro comunitário financiado pelo Estado que oferece aulas de alfabetização, cursos técnicos e auxílio psicológico para famílias de baixa renda em Mountain View, Califórnia, cidade onde moro.
Para incentivar os pais a participar das aulas, o centro decidiu abrir uma escolinha para crianças de 0 a 5 anos... enquanto os pais estudam, as crianças são cuidadas por professoras, pedagogas, psicólogas e voluntárias.
É aqui que eu me encaixo... e é onde me deleito.
Duas vezes por semana passo a manhã com crianças de 2-5 anos, fazendo atividades direcionadas para o desenvolvimento motor e intelectual daqueles pequenos. É minha primeira experiência com crianças e tem sido tamanha alegria... o tema é diversão, muita brincadeira... mas as brincadeiras têm todo um cunho educativo e é uma delícia ver quão ávidos e abertos eles são para aprender o novo e para experimentar.

Eu já havia feito trabalho voluntário numa escola para deficientes físicos e mentais mas não cheguei a interagir com eles, o que foi uma pena (tinha que ter todo um preparo e permissão do conselho local!). Fazer atividades com crianças é sempre um desafio, é necessário muita energia e novidade, monotonia não faz parte do curriculum deles... mas o que mais vale a pena é ver o sorriso no rosto da Nika quando ela diz: "Porfessora, esse é o eeesss eeesss eeess de ssssnake, sssssnake!"... ou quando o Suraj de 4 anos, que está em observação por seu comportamento violento, olha pra mim enquanto quase discute com o Diego e diz: "I have to try to use my words, isn't it teacher?" (Tenho que tentar usar as palavras né professora?).

Trabalho voluntário muda perspectivas, faz a gente se sentir mais útil pro mundo, pra sociedade... é reconfortante, dá um gostinho de que um tijolinho a mais está sendo colocado na muralha da vida... Se você nunca experimentou, deveria! Há muitas vidas que precisam de uma mão, há muitos locais que precisam de ajuda...

Achei esse site para trabalho voluntário no Brasil... quem se interessar:


3 comments:

Juliana said...

Ju

Parabens pelo trabalho voluntário, a gratificação nisso voce deve receber todos os dias olhando pra cada criança.


bjs linda!

Tais Luso said...

O trabalho voluntário é lindo porque parte do coração, sem nenhuma obrigação ou remuneração.

Parabéns, deves te sentir feliz por ser útil a quem tanto precisa.

Um abraço
Tais Luso

Marcello said...

Ju....
Parabéns pela iniciativa, como nós espíritas dizemos "fora da caridade não há salvação"...

Nada como fazer o bem.

See you later...