Monday, July 19, 2010

Girl with a Pearl Earring (Tracy Chevalier)

"Ele colocou o copo de cerveja na mesa, seus olhos arregalados, e me seguiu para fora do bar, onde eu o segurei pelas mãos e o guiei para  a ruela mais próxima. Lá eu levantei minha saia e deixei que fizesse o que quisesse. Com as mãos seguras ao redor de seu pescoço, segurei-me enquanto ele achava seu caminho dentro de mim até que lentamente começou a movimentar seu corpo contra o meu." (pag. 196) 

Escolhi esse livro porque amo os quadros de Vermeer. Fiquei curiosa porque é o segundo livro que leio baseado em quadros do pintor - o primeiro foi Girl in Hyacinth Blue de Susan Vreeland (comentário aqui) ... ambas escritoras são formadas em Escrita Criativa e decidiram desenvolver uma história baseada em personagens de quadros de Vermeer... o que não deixa de ser, na minha opinião, extremamente criativo.

Girl with a Pearl EarringMoça com brinco de Pérola, em português, conta a história de Griet (nome fictício dado a essa doce moça da pintura). O que eu acho interessante é olhar para uma pintura e tentar imaginar a história por trás do rosto... A face tranquila, de olhos brilhantes e profundos, ela vestida em tecidos finos, usando um caro brinco de pérola... de onde ela vem? O que ela faz? Porque foi pintada? Qual é sua história?

Na história de Tracy Chevalier, Griet é a segunda de três filhos de uma família pobre de Delf. O pai de Griet ficou cego após um acidente na fábrica de azuleijos em que trabalhava, e sem poder sustentar a família, aceita a proposta do pintor Vermeer de ter Griet como empregada, e para lá Griet vai, e assim a história é desenvolvida...

Desenvolvida entre o ciúme de Catharina - a esposa, as pinturas do Mestre em seu estúdio, a supervisão de Maria Thins - a sogra, o mau-humor da outra empregada - Tanneke, e a confusão de uma casa com seis crianças e sempre a espera de mais um - Vermeer teve 11 filhos no total, Griet chega a casa quando o sexto está prestes a nascer - e mais tantos outros obstáculos enfrentados pela personagem principal, sem esquecer sua inegável ligação com o pintor, o que proporciona ao leitor aquele friozinho na barriga de curiosidade no decorrer da história...

"Ele não removeu a mão. Seus dedos rossaram pelo meu pescoço e pelo meu queixo. Ele contornou o lado da minha face até a maçã do meu rosto, e então enxugou com o polegar as lágrimas que jorravam dos meus olhos. Acariciou com o polegar meu lábio inferior. Passei a lígua sobre o lábio e senti o gosto salgado (...) Fiquei sentada na cadeira e olhei para ele por cima dos ombros. Minha orelha queimava, o peso da pérola puxando o lobo da minha orelha. Não conseguia pensar em nada além dos seus dedos pelo meu pescoço, seu polegar nos meus lábios." (pag. 208)

Eu gostei da obra, não posso dizer que não, mas achei a obra de Susan Vreeland mais criativa, mais bem escrita... talvez pelo modo que ela escolheu para contar a sua versão de Moça em Azul Jacinto, o que me deixou totalmente encantada.

Girl with a Pearl Earring conta mais detalhes sobre a vida privada da família Vermeer de certo, detalhes sobre as peculiaridades do pintor, suas estratégias de pintura (Tracy Chevalier fez uma ótima pesquisa com especialistas em Vermeer e isso ficou claro na obra), gostei que outras pinturas foram envolvidas na história com Griet acompanhando e descrevendo os estágios até a conclusão do quadro, mas faltou uma pitadinha de sal, sabe? Talvez por ter gostado tanto do estilo de Susan Vreeland, criei uma certa expectativa em relação a essa obra da Tracy Chevalier que acabei achando que alguma coisa faltou pra causar mais impacto.

O filme sobre o livro foi lançado em 2003, com Scarlett Johansson no papel de Griet (e nossa! como ela lembra a moça da pintura!), e Colin Firth no papel de Johannes Vermeer... ainda não assisti o filme, mas pelo trailer percebi que o cenário retrata fielmente partes da obra e os personagens foram excelentemente escolhidos, especialmente Tom Wilkinson no papel de Pieter Van Ruijven. Estou curiosíssima para assistir!

Se alguém já viu e quer compartilhar, favor sinta-se muitíssimo a vontade!

1 comment:

Juliana said...

Juh!

Estava sumida do blog, andava muito ocupada e acabei esquecendo dele.
hehehe

Meu blog esta todo reformado, gostaria que voce passasse la pra me fazer uma visitinha.

http://ciadolivro.blogspot.com/

bjs...