''Não apenas nós, os distritos, somos obrigados a lembrar a mão de ferro de poder da Capital todo ano, como somos também forçados a celebrar. Terei que viajar de distrito a distrito, e me apresentar perante a multidão que aplaude mas me odeia secretamente, olhar no rosto das famílias das crianças que matei...'' (pag. 4)
Ao vencer The Hunger Games - Jogos Vorazes, Katniss pensava que seu papel naquela história acabaria ali. Que voltaria para a casa e tentaria esquecer o terror da arena. O que não imaginava é que após os jogos ela não exercia mais nenhum controle sobre sua vida. Ela agora compreende o comportamento de Haymitch. Capitol controla a vida, os passos e os pensamentos dos tributos vitoriosos.
Gale - apresentado ao país como primo de Katniss - começa a trabalhar nas minas de carvão. A família de Katniss não precisa mais da caça que os dois faziam na floresta, uma vez que Capitol provem moradia e alimentação, mas a família de Gale ainda precisa e com ele agora nas minas, Katniss decide substituí-lo nessa tarefa. Porém Katniss não é mais a mesma, os jogos a mudaram de tal modo que até o relacionamento com sua família foi alterado, e ela não se surpreende ao notar quão distante Gale se mantém.
Outro ponto que atormenta Katniss é o relacionamento com Peeta, que diferente dela, não percebeu que o romance era estratégia do jogo, e quando percebe também se distancia, os dois se tratam meio que com indiferença, meio que se esquivando da situação que é inevitável. Katniss, apesar de confusa, sabe que não tem os mesmos sentimentos de Peeta. Todavia, eles ainda são vistos como o casalzinho apaixonado do distrito 12, foi esse fato que os fez vencer o jogo, e é isso que a multidão dos distritos quer ver durante a Tour da Vitória.
''Seu estilista acabou sendo profético quando escolheu sua vestimenta. Katniss Everdeen, a garota em chamas, você começou uma faísca que, se não for isolada, pode crescer em um inferno que destrói Panem', disse ele. (pag. 23)
Presidente Snow pessoalmente visita Katniss e deixa claro sua posição e as consequências caso ela não obedeça suas recomedações. Ameaça sua família, Gale, e deixa claro que tem total conhecimento dos passos da moça e do joguinho com Peeta.
Para a surpresa de Katniss, suas atitudes deram início a uma rebelião interna em alguns distritos. Notícia que não é divulgada na mídia, controlada pela Capitol, por razões óbvias mas que Presidente Snow a deixa saber. Quando o Tour da Vitória começa, Katniss e Peeta testemunham manifestações e a violência usada pelos Soldados de Paz para assustar os rebeldes e encobrir os fatos.
No Distrito 12 também as coisas começam a mudar. O tal Romulus Thread é o novo chefe dos Soldados de Paz, que até então faziam vista grossa para o mercado negro onde bebida, caça e pesca eram trocados e vendidos por baixo dos panos. As cercas elétricas ao redor do distrito são consertadas e ligadas, Katniss percebe o círculo fechar, as leis serem cumpridas à risca, começando com a pena dada a Gale, pego em flagrante por Romulus tentando vender um peru - considerado crime grave punido com chicotadas ou até morte.
A influência de Katniss sobre os outros distritos é notória, e Presidente Snow tem ciência que suas ações também influeciam outros tributos vitoriosos. Por isso ele decide comemorar o 75° Hunger Games com participantes formados pelos vencedores mais recentes de cada distrito. Dessa forma ele elimina Katniss e os outros influenciados por ela. Não se pode negar a astúcia desse presidente, e o terror de Katniss por ter que voltar àquela arena responsável pelos seus mais temíveis pesadelos. Em contrapartida há a suspeita de que Distrito 13 (que havia sido bombardeado e exterminado durante a primeira rebelião dos distritos explicado no primeiro livro) tenha sobrevivido aos bombardeios, e a comunidade formada por sobreviventes (e provavelmente fugitivos de outros distritos) busca lutar contra Capitol e tomar o poder. Um grito por revolução.
Catching Fire (Em Chamas) não deixa a desejar ao continuar a saga de Katniss Everdeen. Suzanne Collins mantém a narrativa cheia de surpresas, emoção e comoção. Katniss compartilha com o leitor suas fraquezas, a angústia do peso que ela carrega - por horas ela até me parece suscetível demais, mas daí eu me dou conta que ela só tem 16 anos, é apenas uma menina cheia de devaneios, forçada a crescer em meio a toda aquela confusão interna e externa. Todavia, ela continua determinada, querendo ou não, sabendo ou não, ela se agarra ao destino que lhe espera e ao papel que lhe foi dado.
E se preparem porque o final tem um super gancho fisgando para o próximo, e último, livro...
O filme será lançado em Novembro de 2013, e a julgar pelo teaser trailer podemos esperar que promete! Não vejo a hora de assistir, o que provavelmente só acontecerá quando chegar em DVD no Netflix já que minha Valentina não nos permite mais ir ao cinema com frequência. Ou melhor, não nos permite period. (rs)