Tuesday, January 12, 2010

Water for Elephants (Sara Gruen)

Fiquei curiosa pra ler esse livro depois de ver 3 pessoas na academia lendo-o enquanto caminhavam em suas esteiras (há quase 2 anos). Comprei e ele sentou na minha estante por mais 6 meses. Que desperdício!

A história já começa com um mistério, um desastre num circo, confusão, animais e humanos correm desesperadamente numa profusão de terror e instinto de sobrevivência. Stars and Stripes forever - A Marcha do Desastre acaba de ser tocada bela banda do circo... Um mau presságio.
"I meant what I said, and I said what I meant...  An elephant's faithful - one hundred per cent!"
"Eu penso no que falo, eu falo o que penso... um elefante é fiel - cem por cento!"
(Theodor Seuss Geisel, autor dos livros infantis do Dr. Seuss)
Jacob Jankowski é o narrador-personagem de Water for Elephants - Água para Elefantes, que por 17 anos guardou debaixo de sete chaves sua história como veterinário do circo "O mais espetacular espetáculo da Terra dos Irmãos Benzini". Teria levado a história para o o túmulo se não fosse pelo Sr. McGuinty, que tentando impressionar as senhoras da casa, disse ter levado água para elefantes de circo quando mais novo.
"Ela levantou a estaca bem alto no ar e depois a abaixou, partindo a cabeça dele como uma melancia. Seu cuco aberto, seus olhos arregalados, e sua boca congelada em forma de O. Caiu de joelhos e então desmoronou de frente em direção a confusão." (pag. 4)
Após perder os pais num acidente de carro quando estava se formando em Medicina Veterinária, Jacob descobre que a casa onde os pais moravam havia sido hipotecada para pagar por seus estudos. Sem dinheiro, sem herança e sem família, Jacob abandona o passado em busca de um futuro e é quando por acidente pega carona num trem sem saber que era um trem de circo.

Não quero encher minha resenha de detalhes e contar a história porque o livro vale muito a pena, uma vez que é o resultado de estudos sobre circos americanos da década de 20 e 30.  Sara Gruen fez um apanhado de notícias, registros históricos de museus e histórias contadas por integrantes de vários circos daquela época, e transforma-os em Water for Elephants, o livro.

Jacob conta a história quando já tem seus 90 e poucos anos e morando num asilo, a idade pesa em seu corpo e sua mente, mas nada apaga da memória o que viveu naqueles sete anos em que cuidou dos animais do circo dos Irmãos Benzini, lugar em que conheceu Marlena, sofreu nas mãos tiranas de August e Tio Al, e onde também aprendeu que os antagonismos e crueldades da vida no circo não são suficientes para destruir o caráter daqueles que têm senso de fidelidade e prezam a lealdade, sejam eles humanos ou animais.

O modo que a história foi escrita e o carisma de Jacob, fez-me lembrar de Paul Edgecomb, o velhinho que conta a história de John Coffey no Green Mile - À espera de um milagre, do Stephen King.
"A coisa toda é uma ilusão, Jacob, e não tem nada de errado nisso. É o que o público quer de nós. É o que eles esperam" (pag. 104)
A história tem mistério e um desfecho surpreendente (um dos poucos que não se prediz desde o início ou lá pela metade do livro), tem muito drama, tem crueldade e tirania. É cativante, é rica em detalhes com direito a fotos!

É emocionante, o modo como a história é contada dá um tom nostálgico à narrativa, é depressiva mas também é cômica e romântica, é uma montanha-russa de sentimentos e emoções. Foi um dos melhores livros que li em 2009!

Sobre a autora:
Sara Gruen também escreveu Riding Lesson e Flying Changes. Mora na Carolina do Norte com o marido, 3 filhos, 4 gatos, 2 bodes, 2 cachorros, e 1 cavalo.
Water for elephants ganhou o prêmio de Livro do Ano de 2007 pela Book Sense, Prêmio Fun Fearless Fiction da Cosmopolitan, Prêmio BookBrowse Diamond como Livro Mais Popular, Prêmio Friends of American Literature Ficção/Adulto, entre outros.

Para checar outras resenhas, é só clicar no título:

2 comments:

Ivan said...

Olá... achei teu blog ao navegar por aí. Muito interessante. Ontem eu comprei pela Internet o livro The Moment Jars que me pareceu interessante? Já ouviu falar?

http://www.themomentjars.com/

Beijo.

Ivan.

Minerva Pop said...

Nossa valeu a dica...vou ler!

Anselmo