Wednesday, September 23, 2009

My Sister's Keeper (Jodi Picoult)

Se você tiver a oportunidade de ler um livro, leia My Sister's Keeper.

Primeiro, o modo como foi a história foi escrita prende a atenção do início ao fim. Segundo, é de uma sensibilidade sem tamanho, controverso, de partir o coração e muito fácil de se identificar e um final que te deixa chorando por um longo tempo mesmo depois de fechar o livro...

Os pontos negativos: As passagens que explicam os termos médicos e técnicos sobre a doença... são complicados e longos, confesso que só passei o olho por essas partes.

Anna Fitzgerald é a personagem e narradora principal. Foi planejada com características genéticas perfeitas para ser doadora da irmã Kate, diagnosticada aos 2 anos de idade com um tipo raro de Leucemia. A meta inicial seria a doação do cordão umbilical mas a doença progride pouco tempo depois e por volta dos 5 anos, Anna começou a doar sangue e medula óssea periodicamente.

Aos 13, Anna decide buscar emancipação médica porque agora são os rins de Kate que estão falhando devido a anos e anos de quimioterapia e forte medicação. Contrata Campbell Alexander como seu advogado para processar os pais, que logicamente, estão em choque com a notícia.


"Na minha primeira memória, tenho três anos de idade e estou tentando matar minha irmã. Algumas vezes a recordação é tão clara que eu posso lembrar a coceira da fronha do travesseiro na minha mão, a ponta aguda do nariz dela
pressionado na palma da minha mão."

(pag. 43)
"(...) Dr. Chance nos contou algum tempo atrás que é assim que funciona - o corpo do paciente fica totalmente usado e cansado por tanto tempo de luta. Pouco a pouco, partes do corpo começam a desistir. No caso de Kate, são os seus
rins."


O leitor tem a posição privilegiada de conhecer todos os lados da história uma vez que cada capítulo é contado por um dos personagens: Anna, Kate, Campbell Alexander, Sara (mãe), Brian (pai), Jesse (irmão) e Julia (guardiã ad litem apontada pela corte).

Através dos Fitzgerald percebe-se todas as dores que o Câncer pode trazer para uma família. Não destrói apenas o corpo e a mente do doente mas desestabiliza e desestrutura aqueles que o cercam.

Sara luta para salvar a vida de Kate mas esquece a criação dos outros 2 filhos que se sentem usados e ignorados.

Brian (que trabalha como bombeiro) sente-se melhor quando recebe chamadas de emergência do que junto da esposa e dos filhos - por várias vezes viu Kate a beira da morte, implorou para que a esposa deixasse a filha partir mas Sara nunca desistiu.

Jesse como forma de rebeldia torna-se alcoolatra, furta, põe fogo em casas, droga-se...

A vitória de Anna significa a derrota de Kate...

O filme foi lançado aqui nos EUA em Junho desse ano e estréia no Brasil em Outubro com o título Uma prova de Amor. Tem Cameron Diaz no papel de Sara, e Abigail Breslin como Anna.

Não assisti o filme, ouvi ótimas críticas sobre atuação de Cameron Diaz MAS li que Jodi Picoult ficou decepcionada porque mudaram o final...









* Livro da Lista Rory Gilmore.

8 comments:

Mariane said...

Achei o livro, hehehe...

Esses dias vi sobre esse filme, vi só a capa e li a sinopse, sabia que era de um livro mas não consegui a informção, agora com seu post tudo ficou claro!!! Com certeza vou ler esse livro me interessei muito pela história e irei assisti ao filme mas depois, os filmes sempre saem fora do livro e mudar o final então deve ser péssimo!!!

** faça sim um curso de orátoria é muito importante para qualquer profissional, se você morasse aqui na minha cidade podia vim fazer comigo, hehehe!!!

Um bom dia...bjs

Laura said...

Oie!

Eu vi o trailer do filme outro dia, mas não sabia que era baseado em um livro. A história parece bastante forte. Me deu vontade de ler! Tem em português já?!

Beijo!

Celsina said...

Oii, vi falando desse livro no blog de Laura, me interessei, então resolvi vim aqui dar uma conferia...
Deve ser mesmo um bom livro :)

Haa, legal o blog ^^

Minerva Pop said...

Olá!
Meu parceiro de blog tinha descoberto o seu e me indicou. Só hoje pude dar uma passada por aqui e achei tudo de muito bom gosto. Vou voltar sempre!
Quanto ao post, eu já tinha visto o trailer também mas não conhecia a obra original. Me pareceu uma boa dica. Pena que atualmente minha lista de livros para ler ande meio longa, mas vou anotar para o futuro.

Abcs

Sandro

miriettee1991 said...

OIii, por favor sabe onde eu encontro esse livro pra baixar????
Não acho em nenhum lugar. O livro parece ser ótimo. Gostei do filme, só que sempre prefiro ler o livro.
Se souber me fala ok
Bjs

Ju Haghverdian said...

Oi Miriettee
Acredito que as únicas versões para download são de audiobook, não sei se tem o livro para download.
Obrigada pela visita!

Anonymous said...

oi onde eu acho esse livro, onde voce compro??

Ju Haghverdian said...

Comprei na Border's, eh em ingles... nao sei se ja esta traduzido para portugues.