Tuesday, May 5, 2009

A divina comedia (Dante Alighieri)

A Dante eh dada a oportunidade de visitar o INFERNO, PURGATORIO, PARAISO.

INFERNO

"Por mim o caminho para a cidade infernal,
por mim o caminho para a tristeza eterna,
por mim o caminho para os perdidos.

Justiça moveu meu poder supremo:
eu fui feito pelo poder divino,
pela mais alta sabedoria, e pelo primeiro amor.

Antes de mim, nada foi criado
que nao eh eterno, e eternamente eu persisto.
Abandone toda a esperança, voce que entra aqui."

Dante decreve suas visoes e compartilha suas impressoes enquanto caminha com seu guia Virgilio, atormentado pelo que ve e as pessoas que encontra.

"Horror, sofrimento, gemidos de dor"
O inferno eh dividido conforme os pecados cometidos, tendo assim diferentes areas com suas respectivas tormentas e sofrimentos, chamados de circulos.

LIMBO eh o circulo para as pessoas que nao conheceram ou morreram antes de Jesus e os nao batizados, mas que escolheram a virtude, eh onde esta Aristoteles na companhia de outros filosofos (Socrates, Plato, Diogenes, Thales, etc.)

Circulo 2 eh para os que cometeram a Luxuria, Cleopatra, Helena de Troia, Aquiles, Dido, etc., condenados a molestaçao eterna pelas asas da tempestade infernal.

"Gritos, gemidos, choro, blasfemia"

Circulo 3 para os Gulosos, condenados a receber as putrefaçoes do mundo. Vigiados por Cerberus, o cao-demonio de tres cabeças.

"Eu vejo (...) novas almas tormentadas, onde quer que eu vire, onde quer que eu olhe". (cap. 6)

Atravessam o grande rio no barco do demonio Etagias, a caminho da parte mais funda do inferno (Dis) onde os mais amaldiçoados estao.

No circulo 6 e 7 estao os homicidas, os suicidas (transformados em arvores), os hereges, os esbanjadores; os que negaram a Deus, os homossexuais, os viciados em jogos.

Condenados as eternas flechas do Centauro, a eterna perseguiçao e mordidas dos caes/demonios e a chuva de fogo.

Circulo 8 eh no fundo de um abismo, protegido pelo Minotauro, e a inscriçcao no monumento diz:

"Aqui seguro Papa Anastacio, a quem Photinus afastou do caminho da verdade"

Alexandre, Dionisio, Atila, etc., tambem sao queimados e torturados aqui.

No ultimo circulo estao os traidores e o proprio Lucifer que eternamente devorara Judas, Brutus e Cassius.

Dante e Virgilio seguem pelas pontes que ligam as partes mais profundas do inferno, aqui ja nao ha mais fogo mas sim o intenso Frio e os atormentados estao nus. Ve tambem Cain, Rubicante, Constantino, e muitos outros, ateh encontrarem o caminho escondido que os traz de volta ao mundo claro, onde veem novamente as ESTRELAS.

Dante mantem constantes dialogos com seu guia Virgilio e tambem conversa com o leitor. Algumas das almas atormentadas aproximam-se para conversar com Dante e contar quem sao, de onde sao e porque estao ali.
Dante sente extrema compaixao e pesar pelos que sofrem, chora, sente medo e chega a desmaiar com algumas das visoes.
Por ter escrito o livro por volta de 1300 e ser italiano, Dante tem como foco personagens/almas em sua maioria italianas, citando pessoas de varias cidades da Italia (Florença, Veneza, Toscana, Sicilia, etc), e para quem nao atenta a esse detalhe, da a impressao de que nao ha civilizaçao alem dessas cidades, logicamente ele nao esqueceu os grandes personagens da Historia, os imperadores ou os personagens biblicos.

"Embora esses amaldiçoados nunca atingirao a verdadeira perfeiçao, eles estao mais perto disso do que nunca antes"
(Virgilio para Dante, cap. 6)

2 comments:

Juliana said...

Ja me deu foi medo, ainda bem que sou Cristã


¬¬
Baixei da net, mas ainda nao li, sem tempo ultimamente...Por isso meu blog ta meuio paradinho.

Andréia M. G. said...

Vejo que está se deleitando com "A divina comédia". Ainda não li, mas faz parte da minha lista de leituras pendentes (tenho uma lista enorme de livros que gostaria de ler antes de morrer - rs)