Thursday, November 11, 2010

Lost in Austen (Emma Campbell Webster)

Vida de gente grande não é fácil, percebo isso claramente toda vez que precisamos marcar nossa reunião do Bookclub - "Só tenho tempo livre às Quintas e Sextas."; "Só estou disponível às Terças"; "Não estarei disponível na última semana de Outubro"... Isso não acontecia nos meus 19 e pouco... "Quando? Ah, sem problemas, não tenho nada marcado"... era a resposta de sempre.

Por esse motivo, nossas reuniões do Clube do Livro estão ficando cada vez mais escassas, o tempo cada vez mais curto, a única coisa que aumenta é o tamanho da conversa com o grau de intimidade, e eu amo!

Andrea roubou a escolha da Nari e lemos Lost in Auten para o Bookclub de Outubro. O livro parecia super interessante pela descrição da Nari - são várias histórias misturadas, no final de cada capítulo há perguntas ou opções, e de acordo com a decisão do leitor a história muda de rumo, e pode até mudar a história toda.

No início tudo parece muito interessante, até separei uma folhinha para calcular meus pontos para as 5 categorias diferentes que a autora propõe no início da história: Inteligência, Confidência, Fortuna, Conquistas e Conexões. Conforme a história vai se desenvolvendo, o leitor pode ganhar ou perder pontos de acordo com os acontecimentos ou escolhas feitas. Huum... ler sobre Mr. Darcy e ainda pensar que é joguinho... promete né?

Até o ponto que eu não quis ir visitar a Jane, doente, na casa dos Bingley pelo caminho da direita e escolhi a esquerda - encontrei um grupo de ciganos que queria meu dinheiro, eu não ando com dinheiro assim no bolso do meu vestido longo - se é que tem bolso, né? - e os ciganos me espancaram de tal forma que meu rosto ficou tão deformado que nenhum pretendente jamais quis pedir minha mão... realiza!

E história prossegue assim, de forma que você realmente não cria a sua própria história porque a autora meio que manupula o leitor para seguir o curso que ela deseja. Em alguns outros capítulos, tentei fugir da história original mas minha Liz Bennet acabou se transformando naquilo que ela mais criticava na mãe... uma mulher que só pensa em arranjar um bom casamento, buscando fortuna - fugindo totalmente do caráter da minha personagem preferida de todas as obras de Jane Austen. Daí já havia até parado de contar-somar-diminuir os pontos durante a história porque virou um peso...

Todas as meninas do Clube do Livro concordaram que a história se perdeu da idéia original lá pela metade, o que tirou o encanto do propósito de todas nós. A idéia foi criativa mas chegou a um ponto que se desvirtuou do conceito... Eu preferi seguir o roteiro original e optei por, logicamente, casar com o Mr. Darcy... mas dependendo da sua escolha, podes acabar casando com o Mr. Collins, ou personagens de outros livros de Austen que foram misturados à história (Mansfield Park, Sense and Sensibility, Emma e por aí vai).

No comments: