Sunday, August 15, 2010

The Shadow of the Wind (Carlos Ruiz Zafón)

Estava super, super ansiosa para comentar sobre esse livro. Infelizmente terminei de ler exatamente na semana que me preparava para a mudança. Com tudo encaixotado e tempo reduzido, perdi meu "momentum" de falar sobre ele enquanto tudo estava brilhantemente vivo e fresco na cabeça... por esse motivo escolhi "The Shadow of the Wind" para o BookClub de Setembro, e como eu tinha certeza que ia acontecer, já recebi recadinhos de que a escolha foi ótima! (thumbs up!)

Li sobre "A sombra do Vento" num blog em 2009, ainda não havia chegado por aqui, mas aguardei pacientemente, o que valeu muito a pena.

A história tem Barcelona como cenário, Daniel como protagonista, histórias de amor, vingança e crueldade em seu enredo, com uma pitada deliciosa de mistério. Mistério esse que me corroeu de tal maneira que nem dormir direito eu conseguia.
"Fui criado em meio aos livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que pareciam ser feitas de poeira e das quais o cheiro eu carrego comigo até o dia de hoje". (pag. 4)
Aos dez anos de idade, Daniel é apresentado pelo pai ao Cemitério dos Livros Esquecidos, como presente, seu pai permite que escolha um livro, qualquer um, e o adote, jamais permitindo que o livro desapareça. Daniel vaga pelos corredores e escolhe um livro sentado timidamente no canto de uma estante, capa de couro cor-de-vinho com letras douradas que diziam "Shadow of the Wind (Sombra do Vento) - Julián Carax". Mal sabia Daniel que aquele livro de autor desconhecido mudaria sua vida para sempre, no instante em que saíssse do Cemitério dos Livros Esquecidos.

Fascinado pela história de Julián Carax, Daniel busca outras obras do escritor, é quando fica sabendo que um homem misterioso vem comprando as obras de Carax por toda Europa e destruindo os exemplares. Quem foi Julián Carax? Porque alguém estaria tentando apagar seus registros na história?
"Aquele livro me ensinou que, através da leitura, eu poderia viver mais intensamente. Poderia me dar de volta a visão que perdi. Por essa única razão, um livro que não tinha a menor importância para ninguém, mudou a minha vida". (pag. 27)
É em torno desse mistério que a história se desenvolve, entrelaçada num deliocioso enredo que prende o leitor do início ao fim. A cada capítulo o leitor se envolve mais e mais com a história, o fato de que Zafón mistura fatos históricos à história de vários personagens para explicar traumas do passado, faz a obra ainda mais realista e rica, peguei-me várias vezes tentando fazer uma investigação paralela dos fatos, seria o Inspetor Fumero o homem misterioso? O que aconteceu com a família Aldaya? Onde estária Penélope, o grande amor de Julián Carax? Será que a história de Julián se repetiria na vida de Daniel? Ele seria tão covarde a ponto de abandonar Bea?

O interessante é ver o crescimento do protagonista. Daniel começa a história como menino, e o leitor acompanha sua transformação para adolescência - seu amor platônico por Clara Barceló, o coração partido, a volta por cima, seu amor pelo pai.

Daniel amadurece perante os olhos do leitor - e devo dizer que Daniel pré-adulto é bem safadinho, tem um charme perigoso e uma queda por mulheres mais velhas - o que me fez lembrar do personagem de Jim Butcher, Harry Dresden da série The Dresden files (comentário sobre Storm Front aqui) - e é o Daniel adulto que trás para a história Fermín Romero de Torres, personagem inteligente e engraçadíssimo que rouba a cena em muitos trechos. Fermín e Daniel tornam-se melhores amigos, apesar da diferença enorme de idade, Fermín contribui e muito para o amadurecimento de Daniel, mesmo agindo ele mesmo com infantilidade em muitos momentos.
"Um homem com cabeça, coração, e alma. Um homem capaz de ouvir, liderar e respeitar uma criança, e não de afogá-la com seus próprios defeitos. Alguém que não será apenas amado por uma criança por ser seu pai mas que será também admirado pela pessoa que é. Alguém que desejará ser quando crescer". (pag. 185)
Fiquei fascinada pelo estilo de Carlos Ruiz Zafón, que escritor talentoso! The Shadow of the Wind foi um dos livros mais completos que já li, daqueles que não deixa dúvidas ou hiatos na narrativa, os personagens foram excelentemente desenvolvidos, com começo, meio e fim. Terminei de ler o livro e senti aquela sensação de completude, delícia de ler, lembrança boa de ter lido.

* Livro da Lista Rory Gilmore.

4 comments:

Lia said...

Oi, Ju
Amo esse livro, é um dos meus preferidos. Muito boa sua resenha. Bjs

Clarice said...

Oi Ju, saudades de vim aqui, menina! Ando correndo tanto e tão sem tempo ... Li esse livro e adorei. O cemitério dos livros esquecidos é uma imagem que sempre me acompanha...
beijos, espero que esteja tudo bem com você.

Catherine said...

tenho mesmo que ler este livro, não posso adiar mais!

óptimo blogue! ;)

http://chovemlivros.blogspot.com/

Catherine

Juliana said...

Tem resenha nova no meu blog, passa la pra pestigiar.

Vou ficar aguardando.
Obrigada
bjs...

Ju, lembrei muito de voce com o livro de Milton hatoum, voce deve sentir saudades. Como vc esta suminhanha??