Monday, January 26, 2009

"EU ANDO PELO MUNDO PRESTANDO ATENÇÃO
EM CORES QUE EU NÃO SEI O NOME
CORES DE ALMODÓVAR
CORES DE FRIDA KAHLO, CORES..."
(Adriana Calcanhoto - Esquadros)


Visitei a exposiçao das obras de Frida Kahlo no Museu de Arte Moderna de San Francisco em Setembro/2008, ja havia ouvido sobre ela e visto algumas fotos de suas obras mas nunca tinha realmente entendido a mençao das cores de Frida Kahlo na musica da Adriana Calcanhoto.

Ateh Setembro.

Apesar de ter sido classificada com Surrealista por Andre Breton, Frida eh Modernista.
Eu iria mais alem, diria que Frida Kahlo eh Frida Kahlista porque nunca vi nada igual as suas obras. As cores sao intensas, muito vermelho, muito azul, muito verde... cores cruas, fortes.

Minha primeira impressao? Que coisa feia! Meu priminho de 5 anos desenha melhor que ela!

Acompanhando a historia da vida e analisando suas pinturas, chega-se ao fundo do coraçao de Frida...
"Eles pensaram que eu era uma Surrealista, mas nao sou. Nunca pintei sonhos. Eu
pinto minha propria realidade"
A realidade da sua vida no Mexico, as fatalidades que a perseguem em diferentes momentos da sua vida e um dos motivos que a levou a começar suas pinturas.

A vida com o marido Diego Rivera.

Suas primeiras impressoes ao visitar os Estados Unidos.



Os momentos vividos entre as dores fisicas de um aborto espontaneo e sua angustia psicologica pela vida do nao nascido.




Frida Kahlo era ela mesma, mulher-macho e feminina. Era amor, sentimentos paradoxais, era medo com uma coragem desafiadora. Força e vulnerabilidade. Uma vida de contrastes sem perder suas raizes. Teve amores, teve amantes, desamores, teve vicios.
Beijou homens e mulheres e foi alem. Suas obras refletem tudo o que ela foi, tudo o que sentiu. O que nao podia dizer com palavras ela disse nas entrelinhas das suas pinturas. E partiu em 1954.

No comments: