Thursday, February 28, 2013

BabyLit

Meus hábitos de leitura já haviam mudado durante a gravidez mas agora que a Valentina nasceu parece que cada livro que pego para ler, cada blog que acabo parando para ler me direcionam para o assunto maternidade... sem querer, querendo.
Minha amiga Nari, do The Novel World, teve o baby dela um mês após a Valentina e temos compartilhado muitas dicas de literatura para bebês, e mais que isso, ela tem contribuído de forma assídua para o crescimento da biblioteca da Valentina. No entanto, mais do que ler e comprar livros, também precisamos incentivar os sentidos dos infantes, especialmente audição, visão e tato nesses primeiros meses.
Essa semana encontrei na Buy Buy Baby esses dois livros da Sandra Magsamen - Butterfly Kisses e Love Bug - que vêm com fantoches de dedo, ótimos para estimulação visual e interação com os bebês. Os livros são em capa dura e parecem bastante resistentes, quando a Valentina crescer vai poder usar, abusar, morder e molhar.

A interação com fantoches é apropriada para recém-nascidos e bebês até 4 meses - ou mais, se conseguirem manter a atenção - ... eu sei que bebês nascem com visão limitada e segundo o que li, não enxergam em cores nos primeiros meses, mas mesmo assim, as cores dos fantoches desses dois livros são bem vibrantes e dá para brincar bem pertinho dos olhos deles. Minha Valentina já presta atenção (por tempo limitado rs) e ela ainda não tem 2 meses. As histórias são fofas, com rimas para manter aquele ritmozinho que eles tanto gostam.


Saturday, February 2, 2013

Poema de Sábado... para Valentina

Um retrato

Seus olhos grandes, redondos e pretos
Tempos depois ainda ficavam pregados na gente
Como botões...

Mario Quintana 
(A cor do Invisível, pag. 25)

Friday, February 1, 2013

Resumo de 2012

Eu sei, eu sei que já é Fevereiro e aqui estou correndo para fazer meu resuminho de 2012.
Não consegui alcançar minha meta de 25 livros, li apenas 20, 4 a menos que em 2011... mas tenho uma boa desculpa lol.
Doi-me dizer que não consegui escrever um resumo sequer para 2011, tantos livros ótimos que li e tanto para falar sobre eles... trabalho, gravidez, mudança de casa, decorar casa e cuidar do marido não me permitiram escrever, mas vou correr atrás do prejuízo em 2013, vamos ver se minha licença maternidade me permite mais tempo para bloggar e ler!

E aqui vai a lista:

Não me arrependo e leria de novo! - The Night Circus (Erin Morgentern)
Preferia não ter lido! - Summer at Tiffany (Marjorie Hart)
Li mas não convenceu! - Bel Canto (Ann Patchett)
Decepção! Bel Canto (Ann Patchett)
O melhor do ano! - Essa foi fácil, havia escolhido em Maio assim que terminei de ler, mas devo dizer que na verdade, além de considerar The Night Circus (Erin Morgentern) o melhor do ano, The Prisioner of Heaven (Carlos Ruiz Zafon) também foi magnífico e não vejo a hora de escrever sobre este para vocês!