Monday, September 6, 2010

Boom! (Mark Haddon)

Livro escolhido por Beth oara o BookClub do mês de agosto.
Boom! Foi publicado pela primeira vez em 1992 com o estranho título de "Gridzbi Spudvetch!". Na época o livro não teve muita sorte, não sei se por causa do título que poucos sabiam pronunciar e nada de atrativo tinha, mas poucos exemplares foram vendidos e meio que caiu no esquecimento... alguns anos depois o livro resurge das cinzas como uma fênix, graças a leitores que se diziam envolvidos com a história.

A nova edição foi lançada em 2007, trazendo uma história melhorada. De acordo com o autor, muito da história foi re-escrito, as lacunas preenchidas e, obviamente, o título foi mudado para "Boom!". O livro conta as aventuras de Jim e seu melhor amigo Charles que muito por acaso perceberam que havia algo de esquisito com seus professores de História e Matemática. Decidido a desvendar o mistério em torno daquelas figuras estranhas, Charles envolve o coitado e medroso Jim na investigação, e o que parecia ser apenas uma sisma de adolescentes acaba se transformando em caso de polícia sci-fi inter-galático.

A história não é muito minha praia e é voltada para o público pré-adolescente, e se não fosse pelo Bookclub, não teria lido esse livro mesmo (tanto que nem cheguei a comprar!) mas até que o enredo tem alguns pontos que me agradaram. Gostei como Haddon abordou sutilmente os problemas de desemprego e "inversão de papéis sociais" - o pai de Jim acabara de perder o emprego e estava naquela fase de transição e aceitação... uma vez patriarca da família, agora se via renegado a empregado de sua própria casa, enquanto a mãe outrora dona-de-casa, vira o esteio da família, ganhando mais do que o pai jamais ganhara... como lidar com isso numa sociedade onde o homem ainda é visto como mantenedor principal do lar?

Também gostei do fato de que Haddon usou várias expressões características inglesas na história, dá pra sentir um gostinho da Inglaterra em cada página, fiel às raízes. Boom! é um livro curtinho, leitura rápida... tem um mistériozinho no meio para adicionar um sal à história, tem ET, tem uma irmã revoltada com namorado metaleiro, que detesta o irmão mas no fundo, no fundo daria a vida para protegê-lo. Tem teste de amizades, tem criatividade e uma pitadinha de humor... Para as outras meninas do grupo, que já leram outras obras de Mark Haddon, ler Boom! após ter lido as outras obras fez com que elas percebessem o quanto Haddon cresceu como escritor durante os últimos anos,  Boom! foi o primeiro livro e como primeiro, tem um certo grau de experientalismo, imaturidade, inexperiência mas não deixa de ser o primeiro passo... afinal de contas, tudo começa com o primeiro não é mesmo?

No comments: