Boom! Foi publicado pela primeira vez em 1992 com o estranho título de "Gridzbi Spudvetch!". Na época o livro não teve muita sorte, não sei se por causa do título que poucos sabiam pronunciar e nada de atrativo tinha, mas poucos exemplares foram vendidos e meio que caiu no esquecimento... alguns anos depois o livro resurge das cinzas como uma fênix, graças a leitores que se diziam envolvidos com a história.
A nova edição foi lançada em 2007, trazendo uma história melhorada. De acordo com o autor, muito da história foi re-escrito, as lacunas preenchidas e, obviamente, o título foi mudado para "Boom!". O livro conta as aventuras de Jim e seu melhor amigo Charles que muito por acaso perceberam que havia algo de esquisito com seus professores de História e Matemática. Decidido a desvendar o mistério em torno daquelas figuras estranhas, Charles envolve o coitado e medroso Jim na investigação, e o que parecia ser apenas uma sisma de adolescentes acaba se transformando em caso de polícia sci-fi inter-galático.
A história não é muito minha praia e é voltada para o público pré-adolescente, e se não fosse pelo Bookclub, não teria lido esse livro mesmo (tanto que nem cheguei a comprar!) mas até que o enredo tem alguns pontos que me agradaram. Gostei como Haddon abordou sutilmente os problemas de desemprego e "inversão de papéis sociais" - o pai de Jim acabara de perder o emprego e estava naquela fase de transição e aceitação... uma vez patriarca da família, agora se via renegado a empregado de sua própria casa, enquanto a mãe outrora dona-de-casa, vira o esteio da família, ganhando mais do que o pai jamais ganhara... como lidar com isso numa sociedade onde o homem ainda é visto como mantenedor principal do lar?
No comments:
Post a Comment