Thursday, June 13, 2013

The Hunger Games (Suzanne Collins)


Assim como muitos, eu fui fisgada por essa trilogia da Suzanne Collins. Não tinha a menor idéia do enredo da história até me ver sentada na sala do cinema para assistir esse filme cujo título me chamou tanta atenção - The Hunger Games (Jogos da Fome, ou, na versão brasileira: Jogos Vorazes).

O filme é excitante e causa muita tensão, na minha opinião os personagens foram bem escolhidos, só gostaria que o Josh Hutcherson fosse um pouco mais alto porque ele fica tão desproporcional a  Jennifer Lawrence, mas talvez tenha sido essa a intenção para mostrar a fragilidade de Peeta em comparação a Katniss! (rs).

No entanto, achei que alguma coisa faltava naquela história, sentia que precisava entender melhor... e por isso comecei a ler os livros que estavam vendendo como água!
Gente, o filme nem se compara ao livro, tem tanto da história que foi deixado de lado - aquela velha história de não caber tudo em algumas horas de filme - e olha que o filme até que é longo! A realidade é que é um desperdício não ler os livros e apenas ver os filmes. Suzanne Collins é uma escritora talentosíssima, de uma imaginação incrível. A narrativa é bem escrita e engajadora, cheia de adrenalina, você não consegue parar de ler.

''Quando eu era mais nova, quase matei minha mãe de susto com as coisas que deixava escapar sobre o Distrito 12, sobre as pessoas que governavam nosso país, Panem, daquela cidade longínqua chamada Capitol. Eventualmente entendi que isso só nos traria mais problemas. Então aprendi a segurar minha língua e mudar minhas feições para uma máscara indiferente para que ninguém conseguisse ler meus pensamentos.'' (pag. 6)

Como punição pela rebelião dos distritos num determinado momento histórico, o governo de Panem decide criar os jogos da fome, onde cada um dos 12 distritos enviam um menino e uma menina - chamados de tributos - para uma arena na Capitol na qual lutarão pode várias semanas até que reste apenas um sobrevivente. Os jogos acontecem todo ano e são transmitidos ao vivo pela televisão para todos os distritos. Os nomes dos participantes são sorteados - usando as regras do sistema chamado de colheita - e aclamados pela colorida Effie Trinket. Os 'sortudos' são levados para Capitol e recebem um breve treinamento e instruções de seu tutor (o último, ou único, vencedor de seu distrito) de como sobreviver na arena, ou como conseguir patrocinadores.

''O sistema de colheita é injusto, com os pobres ficando com a pior parte. Você se torna elegível ao completar doze anos. Naquele ano, seu nome é colocado uma vez. Aos treze, duas. E assim vai até você atingir os dezoito anos, o ano final da elegibilidade, quando seu nome é colocado sete vezes. Essa é a realidade para cada cidadão de cada um dos doze distritos do país de Panem.
Mas aqui está o perigo. Digamos que você é pobre e morto de fome como nós somos. Você pode optar por adicionar seu nome algumas outras vezes em troca de tesselas. Cada tessela equivale a um fornecimento insignificante de grãos e óleo para uma pessoa por um ano.'' (pag. 13)

Prim, que acaba de completar doze anos, tem seu nome colocado pela primeira vez, e acaba sendo escolhida. Katniss Everdeen, nossa protagonista, narradora, e irmã mais velha de Prim, se oferece para ir no lugar da irmã. Peeta Mellark é o menino escolhido.

Katniss é uma heroína fantástica, destemida, determinada. Lisbeth Salander de arco e flecha! Após a morte do pai numa explosão da mina de carvão, é Katniss que vira a chefe da família, uma vez que a mãe entra em depressão e deixa as duas filhas a mercê da pobreza. Mesmo proibidos de trespassar os muros do distrito, Katniss e Gale cruzam as cercas de arame farpado e buscam refúgio na floresta onde pescam, caçam e colhem frutos que mais tarde vendem ou dividem entre si para alimentar suas respectivas famílias. Gale... o charmoso Gale!

É possível que haja um sentimento escondido da parte cada um, no entanto nada é verbalizado. São melhores amigos, confidentes, como irmãos. Tem os mesmos princípios, buscam os mesmos objetivos com a mesma determinação. Gale é grande responsável pelas habilidades de Katniss, muito do que ele a ensinou, ela usará para sobreviver na arena.

Haymitch Abernathy é o tutor de Katniss e Peeta, único sobrevivente do distrito 12 ainda vivo. Bêbado e mau-humorado logo de início bate de frente com Katniss.

''Peeta suspira. ''Bom, tem essa garota. Eu tenho uma queda por ela há tanto tempo que nem sei quanto. Mas eu tenho certeza que ela nem sabia que eu estava vivo até o dia da colheita.'
(...)
'Então, olha aqui o que você pode fazer. Você ganha, vai para casa. Ela não vai te desprezar depois disso, não é?' diz Caesar encorajando.
'Não acho que vá dar certo. Ganhar... não vai ajudar no meu caso', diz Peeta.
'E porque não?' diz Caesar, mistificado.
Peeta fica tão corado quanto uma beterraba e gagueja. 'Porque... porque... ela veio comigo'.'' (pag. 130)

É aqui que a história dá uma reviravolta. Após essa última entrevista antes de entrar na arena, Peeta muda o destino dele e de Katniss. Haymitch tenta agora vender a história dos apaixonados do distrito 12 na busca de patrocinadores, na tentativa de salva-los. O problema é que a astúcia de Katniss não escapou os olhos do Presidente Snow. Notando uma certa rebeldia no comportamento da nossa heroína, e já prevendo as consequências, Snow tenta mexer seus pauzinhos para que Katniss seja eliminada logo do jogo. O que ele não contava é com a simpatia que Katniss causou no público, e como em todo reality show, é a audiência que comanda o resultado final.

Eu recomendo muito essa trilogia, lembro que virou uma febre no trabalho, eu e minha chefe não conseguíamos parar de ler, cada minutinho livre que eu tinha lá estava eu no breakroom lendo The Hunger Games. Cada capítulo termina como um gancho, puxando o leitor para o próximo, e a curiosidade não permite esperar. Suzanne Collins sabe como prender o leitor de forma magnífica. Sem falar que os personagens são cativantes, todos, muito bem desenvolvidos. E quem não ama um personagem assim? Forte, determinado, surpreendente? Difícil é não gostar! ''Possa a sorte estar sempre ao seu lado!''.

''A voz de Gale na minha mente. Seus delírios contra a Capitol não são mais sem sentido, não podem mais ser ignorados. A morte de Rue me força a confrontar minha própria fúria contra a crueldade, a injustiça que eles infringem sobre nós. Mas aqui, ainda mais forte do que em casa, eu sinto minha impotência. Não há nenhum jeito para se vingar da Capitol. Há?'' (pag. 236)

No comments: