Tuesday, November 10, 2009

Say you're one of them (Uwen Akpan)

Ganhei esse livro de presente de aniversário, havia visto no site da Border's na manhã anterior e a foto da capa me chamou atenção, fora que foi uma das escolhas do Clube do Livro da Oprah Winfrey... curiosidade pra saber do que se tratava me fez lê-lo ASAP.

O autor, Uwen Akpan é um padre Jesuíta nascido na Nigéria, recebeu MFA (Master in Fine Arts) em Escrita Criativa pela Universidade de Michigan em 2006 e "Say you're one of them" é seu primeiro livro, lançado em Junho de 2008, super aclamado, por sinal!

O livro é um conjunto de short stories (5 no total), histórias duras e sofridas narradas por crianças de várias partes da África. Não espere final feliz e hoolywoodiano porque Akpan revela a brutal realidade vivida por muitas e muitas crianças africanas, sem amenizações... a única certeza é a incerteza em relação ao futuro que espera os personagens.

Quando penso em África, penso em miséria, fome, morte. Akpan fala disso e muito mais e dá voz às crianças africanas e deixa o leitor de coração apertado ao ler o que o ser humano é capaz de fazer devido as privações, miséria, por causa de conflitos religiosos ou por dinheiro.

A última história, e a que dá nome ao livro, trata de conflitos inter-tribais/raciais, se é que podemos chamar assim... é uma das mais tristes - Os pais de Monique são de tribos diferentes e quando a guerra entre as tribos começa, o pai (Papa) se vê entre o dilema de honrar sua tribo e seus ancestrais e matar a esposa ou ser morto por sua prórpia família - "Say you're one of them - Diga que és um deles" - é o conselho dado por Maman (a mãe) para Monique e para seu irmão para evitar que sejam massacrados no conflito por seus familiares.


"Meu marido, seja homem", Maman interrompe, olhando para o chão.
"Meu marido, você me prometeu."
(...) Ele se abaixa e fecha os olhos de Maman com as mãos trêmulas.
(pag. 350)

O que eu não curto muito em short stories é que quando você está entrando no clima da história ou conhecendo melhor os personagens, a história acaba, e como, no caso de "Say you're one of them" as histórias terminam com destinos incertos, fiquei com aquela sensação de impotência, de vazio, sabe?

É um livro com histórias de imenso impacto, Akpan soube como passar seu ponto de vista sobre os problemas que testemunha no seu país através dos olhos das crianças narradoras e personagens com compaixão e coragem, é comovente!

4 comments:

Fábio said...

Olha só muito legal o seu blog, ja estou me deliciando com as dicas dos livros... o post sobre mudar e possível também foi demais, parabéns e sucesso ai.. Qdo der visita meu blog www.ecosdotelecoteco.blogspot.com . Sucesso aeee!!!

Minerva Pop said...

Ju,
Passando por aqui como de hábito, te convido para dar pulo lá no Minerva Pop. Postei sobre a PJ Harvey.

Bjs

Sandro

Simone Casimiro said...

Seu blog está cada vez mais lindo. Estava lendo alguns posts, dá vontade de ler tudo isso com a maneira que vc expressa e interpreta cada livro por aqui.
Vai se tornar um sucesso em breve hein.
O calor em SP está insuportável, 35º tem noção?! ufff.. tem neve por aí? manda pra cá...
Bjoooo, Si

Nina Alvarenga said...

Ju,
Obrigada pela visita, no meu topico da JAne Austen.
Por hoje somente desejo uma boa semana.
Beijos