Tuesday, November 10, 2009

Say you're one of them (Uwen Akpan)

Ganhei esse livro de presente de aniversário, havia visto no site da Border's na manhã anterior e a foto da capa me chamou atenção, fora que foi uma das escolhas do Clube do Livro da Oprah Winfrey... curiosidade pra saber do que se tratava me fez lê-lo ASAP.

O autor, Uwen Akpan é um padre Jesuíta nascido na Nigéria, recebeu MFA (Master in Fine Arts) em Escrita Criativa pela Universidade de Michigan em 2006 e "Say you're one of them" é seu primeiro livro, lançado em Junho de 2008, super aclamado, por sinal!

O livro é um conjunto de short stories (5 no total), histórias duras e sofridas narradas por crianças de várias partes da África. Não espere final feliz e hoolywoodiano porque Akpan revela a brutal realidade vivida por muitas e muitas crianças africanas, sem amenizações... a única certeza é a incerteza em relação ao futuro que espera os personagens.

Quando penso em África, penso em miséria, fome, morte. Akpan fala disso e muito mais e dá voz às crianças africanas e deixa o leitor de coração apertado ao ler o que o ser humano é capaz de fazer devido as privações, miséria, por causa de conflitos religiosos ou por dinheiro.

A última história, e a que dá nome ao livro, trata de conflitos inter-tribais/raciais, se é que podemos chamar assim... é uma das mais tristes - Os pais de Monique são de tribos diferentes e quando a guerra entre as tribos começa, o pai (Papa) se vê entre o dilema de honrar sua tribo e seus ancestrais e matar a esposa ou ser morto por sua prórpia família - "Say you're one of them - Diga que és um deles" - é o conselho dado por Maman (a mãe) para Monique e para seu irmão para evitar que sejam massacrados no conflito por seus familiares.


"Meu marido, seja homem", Maman interrompe, olhando para o chão.
"Meu marido, você me prometeu."
(...) Ele se abaixa e fecha os olhos de Maman com as mãos trêmulas.
(pag. 350)

O que eu não curto muito em short stories é que quando você está entrando no clima da história ou conhecendo melhor os personagens, a história acaba, e como, no caso de "Say you're one of them" as histórias terminam com destinos incertos, fiquei com aquela sensação de impotência, de vazio, sabe?

É um livro com histórias de imenso impacto, Akpan soube como passar seu ponto de vista sobre os problemas que testemunha no seu país através dos olhos das crianças narradoras e personagens com compaixão e coragem, é comovente!

4 comments:

Fábio said...

Olha só muito legal o seu blog, ja estou me deliciando com as dicas dos livros... o post sobre mudar e possível também foi demais, parabéns e sucesso ai.. Qdo der visita meu blog www.ecosdotelecoteco.blogspot.com . Sucesso aeee!!!

Minerva Pop said...

Ju,
Passando por aqui como de hábito, te convido para dar pulo lá no Minerva Pop. Postei sobre a PJ Harvey.

Bjs

Sandro

Simone Casimiro said...

Seu blog está cada vez mais lindo. Estava lendo alguns posts, dá vontade de ler tudo isso com a maneira que vc expressa e interpreta cada livro por aqui.
Vai se tornar um sucesso em breve hein.
O calor em SP está insuportável, 35º tem noção?! ufff.. tem neve por aí? manda pra cá...
Bjoooo, Si

Aline a curiosa. said...

Ju,
Obrigada pela visita, no meu topico da JAne Austen.
Por hoje somente desejo uma boa semana.
Beijos