Saturday, July 27, 2013

Paris in July

O mês está quase acabando e quase não consegui passar por aqui para compartilhar mais sobre Paris...

A mãe da minha amiga Ju veio da Bahia passar umas semanas na California e durante um almoço aqui em casa veio a conversa sobre Paris... as caminhadas pelas Champs Élysées, os palácios, os museus... Louvre!

Ela disse que ficou mais de 6 horas na fila para ver a Monalisa! E quando chegou lá era tanta gente, tanto tumulto que ela quase nem viu nada. Gente eu teria desistido depois de 2 horas, primeiro porque, não que não admire Da Vinci, muito pelo contrário, mas há tantas outras pinturas magníficas no Louvre, tantos outros pintores famosos, que eu pularia a Monalisa e veria os outros.

Quando visitamos o Louvre, o salão onde a pintura da Monalisa fica estava completamente lotado, a pintura é minúscula em comparação ao tamanho da parede em que ela está exposta, e há uma parede de vidro protegendo o quadro contra os flashes das máquinas e humidade. Quando vi a multidão que teria que enfrentar só para chegar perto eu virei para o outro lado (eu vi sim a Monalisa, de longe mas vi!)... e ao virar para o outro lado do salão me deparei com uma pintura que ocupava a parede inteira, gigante, tão cheia de detalhes, imagina quanto tempo demorou para pintar um quadro daquele tamanho, e nem tinha muita gente admirando... impossível não notar o contraste!

Passamos quase o dia inteiro caminhando pelo Louvre e ainda assim só conseguimos ver um lado do museu, consegui ver as pinturas do meu artista favorito, Jan Vermeer, e fiquei feliz ao comprovar que seus quadros são tão belos pessoalmente quanto nas fotos... e quando caminhava buscando a saída, já quase sem conseguir andar me deparei com essa imagem de uma das janelas do segundo andar. Cada vez que penso no Louvre eu lembro dessa foto que tirei, que me faz sentir uma saudade tremenda e me dá uma nostalgia só de pensar em Paris...

Os blogs BookBath e Thyme for Tea há quatro anos realizam esse evento para blogs chamado Paris in July, onde durante o mês de julho (de 1° a 31) os blogs participantes criam posts fazendo referência a França. Visitem o blog delas para conferir links de outros blogs participantes e conferir outros gostinhos de Paris.

No comments: